O que se segue é uma coleção dos piores filmes baseados em amadas franquias de videogame. Estes filmes foram selecionados por seu desempenho nas bilheterias, recepção crítica, problemas de produção e manuseio incorreto da fonte original pelos próprios cineastas.
Super Mario Bros (1993)
O filme conta a história dos irmãos Mario, como eles encontram um universo paralelo, onde o Rei Koopa é um ditador. Eles têm que resgatar a Princesa Daisy e parar Koopa de tentar mesclar as dimensões para que ele pudesse se tornar um ditador de ambos os mundos.
Em destaque no filme estão Bob Hoskins (Mario), John Leguizamo (Luigi) e Dennis Hopper (Rei Koopa). O filme apresenta uma visão distinta da proposta nos jogos, alterando o enredo e a aparência de vários personagens, e apresenta um contexto diferente, em um tom mais sombrio, embora cômico, semelhante ao filme Os Caça-Fantasmas. Foi o 1º filme baseado em um personagem de videogame.
Super Mario Bros. foi lançado em 28 de maio de 1993 nos Estados Unidos. Apesar de uma falha crítica e financeira, o filme foi indicado a dois Saturn Awards (uma para melhor figurino, o outro para melhor maquiagem). O filme só arrecadou 20 milhões de dólares, quase metade de sua verba de 42 milhões de dólares.
DOOM (2005)
Apesar das excelentes cenas em live-action, dos efeitos especiais bem elaborados por Hollywood, DOOM custou 60 milhões dólares e fez apenas 28 milhões dólares americanos nos cinemas. O enredo fraco foi o fator mais criticado pelos cinéfilos e pelos aficionados pela franquia de games.
Mortal Kombat: Annihilation (1997)
É o segundo filme baseado na série de jogos eletrônicos Mortal Kombat. O filme é baseado no jogo Mortal Kombat 3. O filme mostra muitas contradições, ou seja, muitos detalhes que não são a realidade mostrada nos jogos, muitas vezes até bizarros. O filme foi duramente criticado mas conseguiu pelo menos se pagar: o orçamento foi de 30 milhões e a receita de 51 milhões.