1 de jul. de 2017

6 curiosidades históricas sobre o papel higiênico




Pode parecer bobo mas você já se perguntou como era a vida das pessoas antes da invenção do papel higiênico? O papel higiênico é um tipo de papel fino e absorvente, que se desmancha em contato com a água, utilizado para uso sanitário e higiene pessoal.
Realmente é bem difícil imaginar como as pessoas viviam sem o produto, e mais difícil ainda pensar sobre o que eles usavam para substituir ele.



Pensando que vocês queiram saber como essas pessoas viviam e o que eles usavam, listamos para vocês algumas curiosidades histórias sobre o papel higiênico:

1 – Substitutos


Antes da invenção do papel higiênico várias materiais (coisas) foram usadas para fazer a limpeza pessoal como: Alface, tecido, couro, grama, folhas. Gregos usavam pedaços de argila e pedras, outros povos usavam musgo no Verão e neve no inverno.

2 – Criadores


Publicidade
Foram os chineses que criaram o papel higiênico no século ll A.C. cujo seu uso principal era a higiene íntima. Ele era feito de palha de arroz, e anos mais tarde, esse costume de se limpar com papel após fazer as necessidades iria chegar a Europa.

3 – Comercialização


O produto foi comercializado primeiro por Joseph Gayetty por volta de 1857. O produto era ridiculamente caro, comercializado sob um slogan visionário “a maior necessidade da nossa era.” O produto inicialmente foi feito de folhas de papel umedecidas chamadas de: “papel medicinal Gayetty”.

4 – Tabu


Em 1880 Edward e Clarence, encontraram diversas dificuldades para comercializar o produtor, por causa dos tabus em volta dele. Mas mesmo assim eles não desistiram de vende-lo, quando o produto deixou de ser considerado imoral, eles o colocaram nas lojas a disposição das pessoas.

5 – Reconhecimento

O papel higiênico é tão importante nos dias atuais, que existe um reconhecimento recebido pela Kimberly-Clark, em 1944, pelo Governo dos EUA. O motivo para tal foram seus esforços no fornecimento de papel para soldados durante a Segunda Guerra Mundial.

6 – Atualidade


O papel higiênico no qual temos acesso hoje em dia, sempre esteve evoluindo ao longo de 140 anos desde sua invenção, sempre adicionando tecnologias que proporcionam maciez e absorção.

Fonte(s): MH