16 de jul. de 2017

Tatuagens que mudam de cor paa ajudar a controlar diabetes




Atualmente, as tatuagens são apenas uma questão de estilo. Mas um estudo recente indica que aliada à tecnologia, em alguns anos poderão ser também um assunto de saúde, controlando diabetes e níveis de sódio e PH no sangue. Confira!

Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e de Harvard foram capazes de desenvolver uma tatuagem bissensorial. Feitas com tinta especial, estas tatuagens mudariam de cor em tempo real para indicar alterações no nível de glicose no sangue, ajudando pacientes com diabetes. Quem convive com a doença entende a necessidade de controlar a glicose. Até hoje, as técnicas mais utilizadas para isso costumam ser invasivas, como a realização de picadas nas pontas dos dedos.
Usando a nova tatuagem, os pacientes só precisariam ficar atentos à coloração da tinta para saber como está seu nível de glicose. A tinta original é azul e, quando a glicose aumenta, sua cor muda para marrom. A descoberta foi publicada no MIT Media Lab.

As mudanças de coloração também ocorrem quando são registradas alterações nos níveis de sódio e PH. No caso do sensor de sódio, ele precisa ser iluminado por luz negra e, quanto mais brilhante for o verde emanado da tatuagem, maior a concentração de sódio no sangue.

No caso do PH, foram feitos dois testes. No primeiro, a tatuagem mudaria de roxo para rosa ao registrar o aumento do nível do PH no sangue. No segundo, essa mudança seria registrada também perante a exposição à luz negra, mostrando uma cor rosa mais viva quanto mais alcalino for o sangue

A tecnologia, apelidada de DermalAbyss, só foi testada na pele de porcos mortos, que é bastante semelhante à de humanos. Entretanto, os pesquisadores alertam que a criação foi realizada apenas para fins de pesquisa e ainda não há planos de torná-la viável.