O que aconteceria se todo mundo peidasse ao mesmo tempo?
A situação descrita acima com certeza acontece todos os dias com muita gente, e acaba com a manhã (e o nariz!) de qualquer um! E o pior é que sempre acontece em locais fechados, quando não dá pra correr do cheiro horrível que alguém, de forma “desprevenida”, deixa escapar – condenando o olfato de todo mundo ao redor.
A flatulência – ou o pum, como popularmente é conhecido -, pode ser definida como uma ventosidade anal (barulhenta ou não), e que possui um forte cheiro ruim. Ele se forma a partir dos gases que são ingeridos com a comida e durante o processo de digestão ocorrida no organismo de uma pessoa. E quando “a coisa aperta”, não tem jeito: o “canário” se liberta e castiga a todos em volta.
Já é ligeiramente desagradável quando alguém “peida” no mesmo ambiente em que estamos, e é em momentos inconvenientes como esse que pode surgir a interessante questão: O que aconteceria se todas as pessoas do mundo peidassem ao mesmo tempo? Já parou pra se perguntar isso? Se uma pessoa já é ruim, o que poderia ocorrer se o mundo inteiro peidasse no mesmo segundo exato?
Primeiro, o que você precisa entender é que o pum é um tipo de gás específico: o metano. Se a população global – o que equivale a aproximadamente 6,5 bilhões de indivíduos – soltasse um pum no mesmíssimo instante, seriam liberados cerca de 19,5 MILHÕES de litros de metano. Ou seja, quase 20 milhões de litros de puro fedor!
Essa quantidade de “pum” pode ser comparada a quase dois mil caminhões contendo esse tipo de gás (o metano). O gás metano é cerca de 20 vezes mais potente que o gás carbônico (aquele cujas emissões desenfreadas são responsáveis pelo terrível efeito estufa), mas acalme-se: não aconteceria nenhuma catástrofe.
Não teríamos o risco de causar um gigantesco buraco na camada de ozônio por causa do pum em massa (o que seria o lógico), até porque o mesmo se dissiparia em menos de um minuto (por ter densidade de 0,722 gramas por decímetro cúbico, o pum é mais leve que o oxigênio e se dispersa instantaneamente – ainda bem!).
Mas espere! Estamos falando de camada de ozônio! Mas se a concentração de fedor entrasse em contato com um forma suficientemente potente de combustão (uma fagulha mais potente), poderia ocorrer uma explosão em nível mundial!
O odor generalizado que duraria cerca de 30 segundos poderia fazer até um adulto saudável desmaiar! Quase sete bilhões de pessoas peidando ao mesmo tempo realmente é de se assustar, não acha?
Fonte: MDIG