16 de nov. de 2015

Os 5 piores desastres do Brasil




Essas tragédias que já ocorreram e que vivemos atualmente infelizmente entram para um marco na história como uma das maiores tragédias do Brasil (e do mundo, no caso da França). E separamos para você algumas das maiores tragédias que o Brasil já passou dos últimos anos para cá. Confira:

1 – O desastre ambiental das barragens em Mariana MG

Os 5 piores desastres do Brasil
Segundo o site uol, “Duas barragens da mineradora Samarco Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Santa Rita Durão, em Mariana(MG), a 115 km de Belo Horizonte, romperam por volta das 16h30. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 500 pessoas foram resgatadas, pelo menos 17 morreram.
Na região, a mineradora explorava minério de ferro e fabrica pelotas -pequenas bolinhas usadas na produção de aço. Por conta disso, as pessoas resgatadas passam por descontaminação para evitar potenciais danos causados pelo ferro.”
De acordo com o jornal Valor Econômico, O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais continua na efetuação de buscas e no trabalho intensivo. “No total, 185 famílias perderam as casas ou tiveram o imóvel afetado pelo rompimento das barragens.
As famílias foram levadas para hotéis e pousadas da região. Máquinas continuam auxiliando na retirada de entulhos e detritos.”
O desastre provocou uma avalanche de rejeitos que geraram danos de naturezairreversíveis, com o derramamento da lama. Segundo o site do jornal elpaís(veja aqui), “Apesar da lama não ter um teor tóxico, ela pavimentou os mais de 500 km por onde passou devastando, com impacto ainda difícil de calcular completamente para grande parte do ecossistema da região.”

2 – Incêndio da Boate Kiss em Santa Maria – RS

Os 5 piores desastres do Brasil
O início de janeiro de 2013 foi triste e impactante para muitas famílias. A boate pegou fogo enquanto acontecia um evento para universitários como atração principal a banda Gurizada Fandangueira.
Um efeito especial que emitia faísca foi acionado e provocou incêndio no local, começando pelo teto. A casa só contava com uma saída de emergência disponível e cerca de mais de 240 pessoas morreram asfixiadas por conta da fumaça tóxica. (Fonte G1)

3 – O acidente de avião com o ex-candidato à presidência da República Eduardo Campos e mais seis pessoas

Os 5 piores desastres do Brasil
Outra tragédia que comoveu o Brasil e foi motivo até de luto no país inteiro foi com o acidente aéreo com o ex-candidato à presidência Eduardo Campos. Ainda em época de campanha eleitoral, a aeronave do político caiu em um local residencial no bairro Boqueirão, cidade paulista localizada no litoral.
O acidente chocou o país. A bordo da nave estavam os assessores de Campos, copiloto, piloto e o ex-candidato. A causa ainda não foi esclarecida e, depois daquele dia, os rumos da campanha presidencial no Brasil mudou completamente.

4 – Explosão do airbus da TAM em 2007

Os 5 piores desastres do Brasil
De acordo com o site G1, “Um avião da TAM se chocou contra um prédio da empresa ao lado do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, e pegou fogo, no dia 17 de julho, causando a morte das 187 pessoas a bordo e de outras que estavam no solo.
A aeronave, um Airbus A320, vôo JJ 3054, partiu de Porto Alegre às 17h16 e pousou em São Paulo às 18h48 do dia 17 de julho. Percorreu toda a pista, virou à esquerda e atravessou uma avenida antes de bater no prédio, onde a empresa mantinha um depósito. O acidente é o maior da aviação no país.

5 – O incêndio que atingiu o edifício Joelma – São Paulo

Os 5 piores desastres do Brasil
Em 1974, outra tragédia marcou o Brasil: o incêndio do edifício Joelma. Segundo o site terra, o incêndio aconteceu no coração da cidade de São Paulo e resultou em 191 mortos e 300 pessoas feridas.
O desastre ocorreu no dia 1º de fevereiro, na avenida Nove de Julho.

[FONTE]