7 de dez de 2015

Conheça o significado das pichações




Pichação é uma forma única de grafite muito comum no Brasil. São marcações feitas em um estilo enigmático e distintivo, principalmente em paredes e edifícios vagos. Muitos pichadores se arriscam para pintar em lugares altos e inacessíveis, usando técnicas como escalada livre e rapel para chegar aos locais.
A pichação, conhecido também como “escritas em parede”, tiveram origem na década de 1940 e 50 com declarações políticas escritas em alcatrão em resposta aos slogans pintados por partidos políticos em toda as ruas. Na década de 1970, a pichação quase desapareceu, no entanto, foi revivida na década de 1980 por um grupo de adolescente que começaram a escrever os seus nomes e os nomes de seus grupos, em vez de slogans políticos.
Pichação muitas vezes é considerado um veículo usado para um grupo ou pessoas afirmarem a sua existência e auto-estima. Como um protesto social, a pichação é brutal, eficaz e não faz rodeios. Por falta de instrução ou formação, muitos adolescentes em grandes áreas metropolitanas acabam envolvidos em todos os tipos de atividades ilícitas, desde pequenos furtos até o tráfico de drogas. Neste contexto, a pichação é mais do que uma forma de má conduta e uma exibição do caos urbano nas cidades brasileiras.
Os pichadores geralmente usam um rolo de espuma de 2 ou 3 polegadas, tinta látex ou tinta spray. Muitos pichadores escrevem o nome de seu grupo ou algum outro tipo de mensagem com símbolos específicos que, muitas vezes não podem ser compreendidos pelo público fora do meio. As letras e símbolos são geralmente de altura e espaçamento iguais, embora a técnica varie em diferentes cidades do Brasil.
Pichadores geralmente competem para marcar os locais mais altos, mais perigosos e mais notáveis. Um exemplo disso é o grupo “Os Diferentes”, que picharam o Cristo Redentor, um símbolo nacional e internacional do Brasil. Embora capturados e presos, eles se gabavam do seu feito.

Símbolos

Conheça o significado das pichações
As pichações infelizmente fugiram do seu contexto de protesto inicial e estão sendo usadas com extrema frequência para o planejamento de crimes. A Fatos Desconhecidos mostra a seguir, qual o significado de alguns símbolos que podem estar em um muro próximo de você.

Cifrão ($)

Conheça o significado das pichações
Se você ver o símbolo do cifrão ($) pichado em um estabelecimento comercial ou residência, cuidado: isso significa que no local existe dinheiro vivo guardado.

D-T-N

Conheça o significado das pichações
De acordo com a ordem, isso significa que o local fica vazio durante o Dia (D), Tarde (T), Noite (N). Exemplo: Se tiver escrito TN$ em um muro, significa que o local tem dinheiro vivo e fica vazio durante a tarde e a noite.

Asterisco (*)

Conheça o significado das pichações
O asterisco marcado em um muro significa que o criminoso vai entrar no local armado por ter a possibilidade de ter armas no local alvo dos criminosos. Esse símbolo é bastante usado em Cuiabá e Varzea Grande, de acordo com autoridades de segurança pública.

Tipografia

A tipografia varia de acordo com o grupo e a região onde atua. Abaixo segue um exemplo de tipografia usada em pichações.
Conheça o significado das pichações Conheça o significado das pichações Conheça o significado das pichações Conheça o significado das pichações Conheça o significado das pichações

Nem tudo é relacionado a crimes

Conheça o significado das pichações
Como dito anteriormente, as pichações ainda são usadas como expressão de grupos urbanos e como uma forma de protesto.

[FONTE]



Um blog de Curiosidades
Uêba - Os Melhores Links