4 de dez. de 2016

Pessoas que mudaram o mundo e você nunca ouviu falar




A fama é um patamar difícil de se alcançar ou de se manter dependendo de como você chegou lá. Ao longo da história, muitas pessoas deixaram sua marca e sua influência no desenrolar de tudo o que aconteceu em seguida, mesmo que fossem em áreas específicas. Ainda que tenham sido extremamente relevantes, nem todos os personagens importantes ficam com os nomes gravados no conhecimento popular por conta de seus feitos extraordinários. Alguns acabam ocultados por outros fortes nomes, nem sempre tão influentes, ou acabam se perdendo por motivos políticos ou econômicos.
A linha entre a conquista do reconhecimento global ou o esquecimento ao longo dos tempos pode ser bem tênue. Então o que decide se alguém ficará marcado na história ou esquecido pelos livros? Grande parte disso pode estar ligado às medidas financeiras ou publicitárias que os responsáveis por grandes feitos tomam. Nem sempre, apenas realizar algo importante é suficiente para ser lembrado. Se uma grande invenção é feita em competição com grandes empresas ou ofuscada por alguém que teve mais publicidade, por exemplo, o responsável pode não ser lembrado como deveria.
Conheça alguns nomes que tiveram grandes conquistas ao longo da história mas não ficaram lembrados como deveriam, por mais que tenham sido extremamente importantes.
Publicidade

1 – Elisha Gray

Pessoas que mudaram o mundo e você nunca ouviu falar
Mundialmente, Alexander Graham Bell é conhecido por ser o pai do telefone. A invenção, no entanto, estava sendo desenvolvida, ao mesmo tempo, por outro cientista na mesma época. Elisha Gray também desenvolveu modelos do aparelho, mas seu advogado registrou a patente depois do advogado de Bell. Por conta dessa sequência de fatos, mesmo que tenha desenvolvido pesquisas que inventaram o telefone, Gray ficou apenas num canto obscuro da história, enquanto Bell colheu a glória da invenção. Existem teóricos que apontam que o registro de Bell só foi realizado porque ele roubou documentos e informações da pesquisa de Gray, permitindo que ele conseguisse aperfeiçoar o seu aparelho.

2 – Kia Silverbrook

Pessoas que mudaram o mundo e você nunca ouviu falar
Kia Silverbrook é um inventor australiano que fundou sua primeira empresa quando ainda tinha 19 anos, em 1977. Desde então, tem o registro de mais de 4.600 patentes registradas em seu nome. Ele tem diversas invenções no universo de sintetizadores digitais, impressão 3D, computação gráfica, telas de cristal líquido, análise de DNA, processamento de imagens, criptografia e nanotecnologia, só para mencionar algumas das áreas de atuação. A maior parte de suas invenções são essenciais para o avanço da tecnologia de ponta que utilizamos hoje em diversos setores, o fazendo um dos nomes mais influentes do mundo, ainda que não seja extremamente conhecido por isso.

3 – Anton Drexler

Pessoas que mudaram o mundo e você nunca ouviu falar
A maioria das pessoas pensa que Adolf Hitler criou o partido nazista durante a década de 1920, o que não é verdade. O Partido dos Trabalhadores Alemães – que viria a se tornar mais tarde o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou Partido Nazista – foi criado por Anton Drexler, em 1919, ao fim da Primeira Guerra Mundial. Hitler, na ocasião, foi apenas um dos seguidores iniciais do movimento anti-semita e anti-comunista pregado por Drexler. Seu poder de persuasão e oratória fizeram com que Drexler o recrutasse como chefe de propaganda, o que ajudou na rápida ascensão de Hitler dentro do partido e levaria Drexler a se arrepender dois anos depois.

4 – Lothar Von Richthofen

Pessoas que mudaram o mundo e você nunca ouviu falar
Manfred Von Richthofen, o Barão Vermelho, é ainda hoje um dos mais famosos pilotos da Primeira Guerra Mundial. Pouca gente sabe, entretanto, que Manfred tinha um irmão chamado Lothar Von Richthofen que também era um habilidoso piloto durante as batalhas de guerra. Durante o conflito, Lothar derrubou 40 aeronaves inimigos e era um ás da aviação assim como seu irmão, no comando do mesmo esquadrão. Talvez o fato dele ter sobrevivido em guerra o fez ficar menos conhecido, já que a morte e as homenagens a seu irmão tornaram sua imagem ainda mais romantizada. Mesmo sobrevivendo, Lothar, morreu poucos anos depois da guerra, em 1922, quando o motor de seu avião falhou. A sua história é tão mais obscura que a de seu irmão que mesmo hoje em dia seu túmulo não existe mais, já que a área foi reaproveitada depois que foi entregue para a Polônia.

5 – Amy Johnson

Pessoas que mudaram o mundo e você nunca ouviu falar
A aviadora Amelia Earhart ficou famosa por conta de suas numerosos recordes de distância de voo durante a década de 1930. Uma outra pilota, Amy Johnson, também teve diferentes recordes quebrados na época, incluindo a marca de primeira mulher a voar sozinha da Inglaterra até a Austrália. Antes mesmo de Amelia começar sua carreira e quebras de recordes, Amy Johnson já tinha realizados conquistas ainda maiores, mas não teve o mesmo apoio financeiro e publicitário. Quando Amelia desapareceu durante um voo sobre o Pacífico, o foco sobre as aviadoras acabou desaparecendo e os feitos de Amy Johnson continuaram obscuros, mesmo que ela tenha marcado a história da aviação.

6 – Philo Farnsworth

Pessoas que mudaram o mundo e você nunca ouviu falar
Muitas pessoas são capazes de nomear os inventores de diferentes objetos do dia-a-dia, como o avião, o telefone ou a lâmpada. Apesar disso, mesmo sendo um dos objetos mais presentes em nosso dia, a televisão não é um dos itens que a maioria das pessoas coloca nessa lista. Aos 21 anos, em 1927, Philo Farnsworth foi o primeiro inventor a demonstrar a funcionalidade de apresentação de imagens que hoje conhecemos como a televisão. É claro que na época a qualidade da imagem não se comparava ao que temos hoje, mas foi graças ao conceito apresentado pelo jovem gênio que hoje podemos acompanhar todo o tipo de entretenimento e informação em nossas casas. Ao não vender sua patente para a empresa rival, Westinghouse, e criar sua própria corporação, não conseguiu se manter na competição e ficou fadado ao esquecimento.

Fonte: Fatos Desconhecidos