22 de jan. de 2017

Descubra a idade real do seu cachorro




Todo mundo sabe que contar a idade do melhor amigo do homem não é uma relação tão fácil ou tão óbvia quanto parecia. Isso acontece porque para os cães, a idade passa de uma forma diferente, pelo menos se comparado ao anos da vida humana.
Assim, por muito tempo a gente fez contas seguindo a proporção básica de 7 (anos) para 1 (ano) para descobrir qual a idade de nosso pet. Dessa forma, um cãozinho de 5 anos, teria na idade canina, mais ou menos 35 anos de idade.
Descubra a idade real do seu cachorro
Os cientistas, no entanto, descobriram que essa conta não é correta. Embora seja um método bem antigo, desenvolvido por volta do século 13 – e que continuou sendo seguido até hoje -, a verdade é que não dá para generalizar na hora de fazer esse tipo de cálculo.
Estudos recentes mostram que os cachorros envelhecem mais rápido no primeiro ano de vida, podendo chegar a até 15 anos da nossa idade! Além disso, o peso, a raça e o porte (pequeno, média, grande e gigante) podem interferir – e muito – nessa relação de envelhecimento dos animais. Assim, é possível dizer que, quanto maior o cão, mais seu organismo é capaz de se desgastar em um curto espaço de tempo.
Descubra a idade real do seu cachorro
Por isso, raças como são bernardo podem envelhecer 26 anos humanos em apenas um ano de vida; enquanto o poodle apenas 10. E, contrariando a lógica do tamanho, os beagles costumam envelhecer mais rapidamente do que animais com o seu porte, embora os cientistas ainda não saibam dizer porque isso acontece.
Deu um nó na cabeça aí? Calma que a gente te ajudar! Apesar de ser meio confusa essa história de idade canina e muitas variantes interferirem no cálculo do tempo de vida do seu pet, a pela tabela abaixo ajuda a ter uma noção aproximada de quantas primaveras seu bichinho já viveu.
Para consultá-la, veja primeiro quanto anos humanos seu cão tem (Age of dog), na primeira coluna. Depois, cheque a idade correspondente que o animal tem, segundo seu porte: pequeno (Small breed), médio (Medium breed), grande (Large breed), gigante (Giant breed). Veja:
Descubra a idade real do seu cachorro
Agora a gente pergunta de novo: quantos anos seu cãozinho tem?
Fonte: Revista Galileu