7 de mar. de 2017

Saiba quem inventou a TV




Todos os dias elas estão ali na sala, no quarto e, algumas vezes até na cozinha, para fazerem nossos dias mais leves e em alguns casos menos solitários. Na TV podemos acompanhar a novela, nosso time do coração ou deixá-la ligada em qualquer canal enquanto fazemos outras coisas.
Desde o seu surgimento, o eletrodoméstico é bastante popular e se tornou indispensável para a maioria das pessoas. Mas, afinal das contas, de onde veio a TV? Quem foi o inventor que teve essa ideia tão maluca?
Infelizmente, existem poucas informações sobre quem teria inventado a TV. Isso acontece porque o que conhecemos hoje como aparelho de televisão nada mais é do que o resultado de diversas invenções de vários inventores diferentes.
No entanto, os especialistas concordam que quem deve levar o título de “pai da televisão” é o físico escocês John Logie Bardie. Já que os experimentos de Bardie, realizados em um laboratório improvisado em Londres, resultaram na primeira transmissão de imagens em nível de cinza em movimento, isso aconteceu em 1925.
Saiba quem inventou a TV
No ano seguinte, em 1926, ele construiu o primeiro sistema de televisão realmente viável da história, que foi apresentada a um pequeno grupo de cientistas e jornalistas. Depois disso, ocorreram outros avanços rapidamente.
Em 1928 aconteceu a primeira transmissão transatlântica, entre Londres e Nova York, e a primeira transmissão ao vivo ocorreu três anos depois.Já em 1930, Bardie lançou um sistema para transmitir sons de forma simultânea com as imagens. Os historiadores consideram que a televisão surgiu oficialmente nesse momento.

Outros inventores

Além de John Logie Bardie, outras pessoas também conseguiram alguns avanços na criação de invenções que resultaram nos aparelhos televisores. Como Paul Gottlieb Nipkow, que foi um técnico alemão que inventou um método de transmissão de imagens paradas a partir de um disco com buracos em forma espiral. essa invenção de Nipkow foi realizada em 1885.
Saiba quem inventou a TV
O disco do técnico foi usado por John Bardie na construção do primeiro sistema de televisão no ano de 1923. Mas Nipkow não foi o único alemão a contribuir com a criação da TV como conhecemos hoje. Arthur Korn, outro inventor da Alemanha, conseguiu projetar imagens de fotografias em preto e branco ao vivo a uma distância de mais de 1600km.
Essa projeção foi realizada em 1906 e sem dúvida representou um grande avanço para a época, sem contar que pode ter ajudado outros inventores anos depois, como foi o caso de John.

Como as primeiras televisões funcionavam?

As primeira televisões eram mecânicas e funcionavam com uma câmera transmissora. O mecanismo utilizava um disco giratório com buracos em espiral, de acordo com a descoberta de Nipkow, que refletiam um raio estreito de luz.
A luz era refletida numa célula fotoelétrica, gerava um sinal elétrico com uma intensidade que variava de acordo com a intensidade da luz recebida. Depois disso, um receptor captava esses sinais elétricos e os transferia para uma lâmpada de neon.
A lâmpada apagava ou acendia de acordo com os sinais recebidos e a luz era então transmitida a um disco giratório idêntico ao do transmissor. Depois dessa trabalheira toda, uma imagem pequena e tremida era projetada na tela.
Saiba quem inventou a TV
O modelo de televisão inventado por Baird continha 240 linhas verticais, mas com o avanço tecnológico rápido, em 1937 já existiam TVs com 405 linhas, conhecidas como TV Marconi. No mesmo ano aconteceu a última transmissão de televisão com o modelo do físico.
No entanto, Bardie continuou contribuindo para o desenvolvimento da televisão. Ele chegou a criar um esboço de método para o desenvolvimento da televisão em 3D. E também foi o responsável pela criação da TV a cores, que surgiu em 1944. Com o seu falecimento em 1946, ele não chegou a ver as transmissões regulares da TV colorida, que ocorreu em 1954.

Bônus: O primeiro canal de TV do Brasil

Saiba quem inventou a TV
A televisão surgiu no Brasil um pouco depois, em 1950. Ela foi trazida pelo empresário Assis Chateaubriand, foi ele também quem criou a primeira emissora de TV do país: a TV Tupi, que entrou no ar no ano seguinte.
Ela foi a primeira emissora do Brasil, da América Latina e a quarta do mundo. No início os estúdios eram pequenos e precários, além disso, os rostos que apareciam na programação eram de antigos radialistas, que falavam parados olhando fixamente para as câmeras até que algumas técnicas foram criadas.
Aos poucos a TV Tupi foi se expandindo, em 1955 foi criada a TV Itacolomi e em 1960 a TV Brasília, que acabaram formando a Rede Tupi de Televisão. No entanto, o fim da emissora veio em 1980, devido a problemas administrativos e financeiros. Outras 6 emissoras que formavam a rede também saíram do ar.

Fonte: Fatos Desconhecidos